Cidades

Ventania interdita a Ponte e deixa estragos em Niterói

Ponte Rio-Niterói é interditada nos dois sentidos devido a chuva e fortes rajadas de vento. (Foto via grupo Plantão Enfoco)

Motoristas foram surpreendidos pela forte ventania que atravessou a Ponte Rio-Niterói na noite deste domingo (28). Por conta das rajadas a Ponte precisou ser fechada por quase meia hora nos dois sentidos e a concessionária que administra o trecho, a EcoPonte, precisou operar em sistema de comboio, quando caminhões são utilizados para interditar o tráfego de veículos nas pistas.

A Defesa Civil de Niterói alertou por volta de 20h30 para a entrada em estágio 'atenção' no município com a informação sobre as fortes rajadas de ventos e pancadas de chuva. Em São Francisco, na Zona Sul de Niterói, houve registro de queda de árvores prejudicando o trânsito na região. No Centro da cidade um bloco se soltou de uma das paredes do Plaza Shopping, na Rua Quinze de Novembro.

Bloco de granito se soltou devido a força do vento. Ninguém ficou ferido. (Foto: Via Grupo Plantão Enfoco)

Ao longo do dia deste domingo, marcado pelo forte sol, a Defesa Civil já vinha alertando sobre a possibilidade de pancadas de chuva, entre moderada à forte, para a noite de hoje e madrugada de segunda-feira (29).

Conforme o Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói, núcleos de chuva, com intensidade fraca, continuam atuando em alguns pontos da cidade. Para as próximas horas, segue a previsão de pancadas de chuva, podendo vir acompanhadas de rajadas de vento.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a segunda-feira (28) será marcada por céu encoberto, com possibilidade de chuva em áreas isoladas. A temperatura mínima será de 22 graus. A máxima não passa dos 37.

Reflexos

Em São Francisco, na Rua Quintino Bocaiúva, na altura do Mc Donalds, uma árvore caiu no meio dos carros. O trânsito na região ficou complicado. Ainda não há informações sobre feridos. Agentes da Guarda Municipal de Niterói foram acionados para orientar o trânsito.

Árvore cai entre veículos durante ventania em São Francisco. (Foto: via Grupo Plantão Enfoco)

Pela internet, moradores relataram falta de luz diversos bairros da cidade e São Gonçalo. Em Niterói, os relatos foram do Ingá, Icaraí, São Domingos, Itaipu, Santa Rosa, Badu, Engenhoca, Barreto e Cantagalo. Já em São Gonçalo os bairros citados foram Pita, Covanca, Alcântara, Tenente Jardim, Porto Velho, Pacheco e Rio do Ouro.

Procurada, A Enel Distribuição Rio informou que as chuvas, acompanhadas de ventos de mais de 70 km/h e descargas atmosféricas causaram interrupção no fornecimento de energia em diferentes regiões. De acordo com a empresa, em alguns pontos, árvores inteiras, além de galhos e objetos, caíram sobre a rede elétrica. Além do mais, técnicos da distribuidora já estão atuando  para normalizar o fornecimento nas áreas afetadas.

Em atualização...

< Dia do Trabalhador com festa em Maricá Tensão permanente no Jardim Catarina <